cinema - vida - comunicação - arte e cultura - gastronomia - beleza e saúde - moda
gente - educação - pesquisa - bichos - boa conversa - e tudo mais que interessar...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

em homenagem a MERCÊS...

adotei a politica de não ler muitas coisas sobre os filmes, antes de assisti-los... um paradoxo, ja que me propus a comentar filmes na radio cbn, mas nao tenho qualquer ideia de ser critica...e ainda bem que vi HISTORIAS CRUZADAS sem qualquer interferencia alheia...pois, acabei de ler o comentario do kinemail e realmente não concordo com ele. o filme trata da recente historia das familias brancas e o preconceito racial. nenhuma novidade, mas ainda cruel de ver numa tela grande... as negras, que tomam conta dos filhos dos brancos e tambem das suas casas e comidas, elas não podem usar o mesmo banheiro e sempre são vistas com desdém... ok, na vida real, ainda nao compartilhamos a mesa com os empregados, tem gente que nao entra no mesmo elevador, os negros ainda fazem os serviços menores e tambem recebem as piores remunerações... mas voltando ao filme... os relatos dessas historias de brancos e negros é que fazem a diferença... além das atuações brilhantes desse elenco genuinamente feminino. a mim, particularmente, toca a questao da lealdade... num determinado momento a patroa manda sua antiga empregada embora (motivada pelo preconceito das amigas) e o olhar pedido da velha amiga, que lhe ajudou a criar os filhos, me dói profundamente e me faz pensar sobre os nossos valores de coisas e pessoas, independentemente da sua cor. o que me choca é saber que tudo isos não é só historia de filme e que está mais presente do que nunca nas nossas casas bacanas conduzidas por essas mulheres... ai vem toda uma questão de genero, de poder, de trabalho... queria muito que esse filme fosse dublado, nunca pensei desejar isso, para levar mercês (nossa secretaria aqui em casa) ao cinema !
ps. mercês, uma negra bacana como as do filme, que cuida da gente e que nunca foi tratada como as personagens... fica aqui a minha admiração e respeito !!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário